• image01

    Sejam Bem Vindos

  • image02

  • image03

  • image04

  • image05

    EEFM

  • image06

    Fabricio Ferraz Professor de História

  • image07

    Equipe

terça-feira, 28 de maio de 2013

Abdias do Nascimento, Herói Nacional!


Dia 24 de maio marcou o falecimento de Abdias do Nascimento, sem dúvida o mais importante defensor da igualdade racial no Brasil na primeira década do Século XXI.
Tendo falecido em 2011, sua atuação contínua em favor de sua raça e da nação brasileira, permanecerá na nossa lembrança como um farol a iluminar o ar do caminho da luta política contra o racismo institucional presente na nossa sociedade.

Em sua atuação ampla e múltipla, Abdias do Nascimento soube se utilizar de todos os recursos que dispunha para levar adiante o ideal de lutar pela igualdade racial no Brasil.
Com uma série imensa de realizações no campo da política, da arte, da sociologia e da cultura universalista, poucos contribuíram tanto ao longo de uma vida como Abdias do Nascimento. Foi pioneiro no movimento negro ao integrar em 1930 a Frente Negra Brasileira, primeira tentativa organizada e legalizada de luta dos negros e negras brasileiros pela igualdade racial.

Entre 1948 e 1951 dirigiu o jornal Quilombo, órgão de divulgação do grupo teatral e de notícias de outras entidades do movimento negro. Em 1968 foi obrigado a exilar-se em virtude da perseguição política. No exterior viveu como conferencista, artista plástico e publicou diversos livros sobre a cultura negra e também denunciando o racismo contra o negro existente no Brasil.

Foi senador pelo PDT e secretário no Governo Estadual do Rio de Janeiro. Jamais abandonou a luta pela igualdade racial, transformando-se num símbolo desta luta ainda em vida. Foi reconhecido nacional e internacionalmente como líder do povo negro brasileiro. Sua atuação universalista o coloca como herói nacional e exemplo para todos os povos.
Sua passagem por este mundo constituiu um marco na história brasileira e um orgulho para o povo negro. Sua figura deve ser cultuada como exemplo de luta pela reparação da imensa injustiça humanitária e social que foi a escravidão no nosso país.

A CUT, que tem no seu programa de atuação política na área sindical posição definida e objetiva em favor da igualdade racial, não apenas entre os trabalhadores mas em todas áreas da sociedade brasileira, através de sua Secretaria Nacional de Combate ao Racismo, irmana-se àqueles que atuando no movimento negro homenageiam este cidadão negro brasileiro, que pelo seu exemplo de vida combativa e digna, soube enriquecer a nossa cultura, a cultura do trabalhador brasileiro, enfim a cultura do Brasil.
Sentimo-nos orgulhosos de pertencermos ao movimento nacional que busca através de políticas afirmativas recuperar a dignidade e o orgulho do povo negro.
Fonte: CUT Brasil
Confira um vídeo sobre esse grande pintor, escritor, professor, deputado e senador da República:
Salve Abdias do Nascimento, nosso herói nacional!

http://www.deezer.com/br/

Traduzir está pagina para outra língua:

Ultimas postagens

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Tecnologia do Blogger.

Entre em contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Total de visualizações de página

Cultura Afro Brasileira © 2013 Suporte by Kariri Tecnologia and Kleiton Alves - Web Design